Buscar
  • barretoraphaela

Frases de Maquiavel



Há algum tempo li o livro "O Príncipe" de Maquiavel e anotei algumas frases importantes, que podemos aplicar no nosso dia a dia.


“[...] Os romanos fizeram, nesse caso, o que todos os príncipes prudentes devem fazer: notaram não apenas os problemas correntes, mas também os futuros, pelos quais deviam se preparar com toda a sua energia; pois quando previstos a tempo, são facilmente remediados; mas, se você esperar até que eles evoluam, não poderão mais ser curados, pois o mal já se tornou incurável. Acontece aqui como os médicos dizem acontecer com a tubercolose: no príncipio, o mal é fácil de curar, mas de difícil diagnóstico, mas ao longo do tempo, sem ser diagnosticado ou curado, ele se torna fácil de diagnosticar, mas difícil de curar.”

“[...] a guerra não pode ser evitada, mas somente adiada para a vantagem dos outros.”

“[...] como todas as outras coisas na natureza que nascem e crescem rapidamente, não podem ter os seus alicerces e os seus relacionamentos com outros estados fundamentados de tal forma que a primeira tempestade não os extinga.”

“Quero também lembrar de uma história do Velho Testamento que é aplicável a este assunto. Davi se ofereceu a Saul para lutar contra Golias, provocador filisteu. Para encorajá-lo, Saul o vestiu com suas próprias armaduras, algo que Davi rejeitou assim que lhe foram colocadas, dizendo que não poderia usá-las e que referia enfrentar o inimigo apenas com o seu estilingue e a sua faca. Concluindo, as armas dos outros ou caem das suas costas, ou lhe pesam, ou o constrangem.”
3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo